Se o que você deseja é compreender se o público que acessa o seu site é qualificado e está alinhado com o público-alvo da sua empresa, você precisa compreender e aprofundar-se em sessões.
Ao visitar um e-commerce, por exemplo, uma pessoa pode gastar alguns minutos ou horas analisando um produto. Ou pode abrir o seu site e fechá-lo em poucos segundos. Uma forma de identificar esses diferentes cenários é aprofundar-se e compreender os diferentes tipos de sessão.
Se é isso que você deseja, alguns questionamentos que o ajudarão a interpretar as informações apresentadas nos relatórios do GA4, Looker Studio, Big Query e outros meios são mais ou menos estes: Qual a diferença entre sessões engajadas e sessões normais? Como são contadas no GA4? Qual é o limite de tempo de uma sessão e como alterá-lo?
Se ainda estiver confuso e sem entender nada, bom, estaria também em seu lugar. Mas vamos lá, vamos simplificar tudo.
O que é uma sessão no GA4?
Para o Google, uma sessão pode ser definida da seguinte forma:
Uma sessão é o tempo de interação do usuário com seu site ou app
Uma sessão começa quando a pessoa abre seu app em primeiro plano ou acessa uma página ou tela sem nenhuma sessão ativa naquele momento
Exemplificando a definição do Google, a sessão é contabilizada sempre no primeiro acesso de uma pessoa ou após o retorno ao site após um determinado tempo. Através da sessão, conseguimos verificar quanto tempo as pessoas permanecem no seu site e se o conteúdo está agradando/engajando quem acessou.
Como uma sessão é contabilizada no GA4?
Sempre que um usuário acessa seu site ou aplicativo, uma sessão é identificada no GA4 através do evento session_start, que é coletado automaticamente. Este evento de session_start só é acionado no primeiro acesso ao site ou aplicativo, ou em acessos que ocorreram após extrapolar o tempo limite da sessão (por padrão, o GA4 vem configurado com 30 minutos).
No GA4, você pode verificar quantas vezes o evento session_start ocorreu:
Se você clicar em session_start, abrirá um relatório detalhado do evento. Neste relatório, é possível visualizar todos os parâmetros vinculados ao evento session_start. Em especial, os parâmetros ga_session_id e ga_session_number.
O Google atribui automaticamente ao evento session_start um ID exclusivo que é identificado pelo parâmetro ga_session_id. Uma mesma pessoa e/ou usuário pode acessar um mesmo site e iniciar uma sessão mais de uma vez. Essa contagem de sessões de cada usuário é possível através do ga_session_number. Ou seja, as sessões são calculadas e computadas graças a esses IDs exclusivos pelos parâmetros:
- ga_session_id: cada vez que um usuário visita o seu site e aciona o evento session_start, ele recebe um novo parâmetro de ID de sessão. Isso significa que um único usuário pode ter vários IDs de sessão para cada sessão.
- ga_session_number: resumindo, é a contagem de sessões que cada usuário realiza naquele site. Ou seja, quantas vezes um usuário acessa um mesmo site e ativa o evento session_start.
Tempo limite da sessão
Como explicado anteriormente, quando um usuário visualiza uma página do seu site e não há atividade por 30 minutos, a sessão é encerrada, mesmo que a página esteja aberta em segundo plano.
É importante saber que as sessões não são encerradas:
- À meia-noite.
- Se uma sessão estiver ativa e os usuários visitarem o site através de uma URL com novos parâmetros de campanha. Por exemplo, o usuário acessou o site através de um anúncio de Ads no Instagram e, em seguida, acessa o site novamente através de um novo link do orgânico do Google. Toda essa jornada é uma única sessão que ficará atribuída ao Ads do Instagram no GA4 (considerando que toda essa jornada ocorre dentro dos 30 minutos).
- Ao fechar a guia ou janela do navegador..
A inatividade do usuário, ou “tempo limite”, que por padrão é de 30 minutos no Google Analytics 4, pode ser alterada.
Quando é indicado fazer a alteração do tempo limite da sessão no GA4?
São raros os casos em que uma alteração no limite da sessão é interessante.
Sites ou aplicativos nos quais os usuários passam horas assistindo a vídeos podem querer aumentar o limite da sessão. Neste cenário, usar intervalos de sessão mais longos pode ajudar a melhorar a precisão dos dados analíticos.
Ao alterar o tempo limite da sessão no GA4, a modificação só será refletida para os dados futuros, não impactando os dados históricos. Tendo isso em vista, esse tipo de alteração pode dificultar muito as comparações históricas de suas sessões. Não é algo para ser realizado sem uma justificativa plausível por trás.
Novamente (para dar ênfase), só realize a alteração do tempo limite da sessão se você tiver bons motivos.
Como alterar o tempo limite da sessão no GA4?
Por padrão, o Google Analytics 4 tem como configuração padrão um tempo limite de sessão de 30 minutos. Para alterar, é necessário seguir as seguintes etapas:
1. Vá até o botão de “Administrador” no canto inferior esquerdo;
2. Na coluna de “configurações e propriedade” e “coleta e modificação de dados”, selecione a opção de “fluxo de dados”;
3. Selecione o fluxo de dados desejado;
4. Role a página para baixo para ver as configurações da Tag do Google e clique em “Definir as configurações da tag”;
5. As configurações de tempo de sessão estão ocultas, para visualizar selecione “Mostrar mais”;
6. Selecione a opção de “Ajustar o tempo limite da sessão”;
7. Ajuste as horas e minutos do tempo limite da sessão
Você pode escolher entre 0 e 7 horas no máximo. Observe que é possível definir um tempo limite de 0 minutos e 0 horas.
Para os minutos de tempo limite da sessão varia entre 5 minutos. Portanto, o tempo máximo de limite de sessão que pode ser configurado é de 7 horas e 55 minutos. Mas lembre-se, enquanto o usuário estiver ativo no site, a sessão não terminará.
8. Ajuste o cronômetro para sessões engajadas
Ainda na mesma tela, é possível alterar os 10 segundos padrões de sessões engajadas. A unidade de medida é segundos e o mínimo que pode ser selecionado é 10 e um máximo de 60.
9. Clique em salvar
Métricas da sessão GA4
Existem, aproximadamente, 10 métricas que envolvem sessões no GA4. Todas preenchidas automaticamente.
Entre as métricas apresentadas, observe que o GA4 possui 4 métricas de sessões distintas:
- Sessões
- Sessões por usuário
- Sessões engajadas
- Sessões engajadas por usuário
Essas métricas geram confusões na hora de interpretar as informações. Tendo isso em vista, vamos aprofundar um pouco mais em cada uma.
Sessões
Como já mencionado anteriormente, a sessão contabiliza todos os inícios de acessos que contenham o evento session_start. Em outras palavras, o session_start marca o início de uma sessão, e as sessões continuam até que o usuário feche a página e/ou não haja atividade por 30 minutos, conforme padrão.
É importante salientar que uma sessão pode iniciar-se sem uma visualização de página, como quando um usuário acessa o site e aciona um evento sem visualizar uma página específica.
Sessões por usuário
Apesar de esta métrica ser autoexplicativa, é importante explicá-la para evitar confusões.
Um mesmo usuário pode acessar várias vezes um site e ativar várias sessões (o que é um bom sinal). Esse número é obtido pela média da soma das sessões dividida pela quantidade de usuários.
Sessões engajadas
Ao contrário das sessões normais, as sessões engajadas devem atender a certos critérios:
- Durar mais de dez segundos ou,
- Ativa um evento de conversão ou,
- Incluir pelo menos duas visualizações de página ou tela.
Digamos que um usuário pesquise no Google por ‘camiseta preta do Batman’ e clique no primeiro link de anúncio patrocinado do topo da página. Se eles comprarem a camiseta, será considerada uma sessão engajada. Se permanecerem na página do produto por alguns segundos e depois clicarem em outra camiseta no site, isso também será considerado uma sessão engajada. Porém, se acessarem a página do produto e fecharem a página em menos de dez segundos sem ativar nenhum evento, não será considerada uma sessão engajada.
A métrica de sessão engajada é importante porque mostra o quão bem seu site ou produto repercute no público-alvo.
Sessões engajadas por usuários
Em relação às sessões por usuário, foi mencionado que um mesmo usuário pode acessar e ativar várias sessões. Dentre essas várias sessões, algumas serão engajadas e outras não. Ou seja, as sessões engajadas por usuários são obtidas pela média da soma das sessões engajadas dividida pela quantidade de usuários.
Diferença entre usuários e sessões
Algo comum e equivocado ao analisar as sessões é confundi-las com os usuários. Uma frase comum dita ao se referir às sessões é:
Tivemos 100.000 pessoas/usuários acessando o site
Sessões e usuários são métricas diferentes. A métrica mais próxima de tentar identificar quantas pessoas acessaram o site é usuários. Sessões são utilizadas para saber o número total de acessos que o site recebeu.
Um único usuário pode ter várias sessões e, em cada sessão, apresentar um comportamento totalmente diferente da outra.