Se você busca uma tradução literal para SEO na qual todos se baseiam, você vai encontrar que SEO é igual “Search Engine Optimization” que no português seria “Otimização de mecanismos de busca”. Simplificando, SEO nada mais é do que o processo de melhoria do seu site para ajudar e/ou aumentar sua visibilidade nos mecanismos de buscas como o Google, Bing, Yandex, Baidu e entre outros.

Esses processos de melhorias podem incluir desde páginas na web, mídia de vídeo, imagens, listagens de empresas locais e entre outros. Tendo como objetivo central, melhorar a aparência, posicionamento e a utilidade de todos os tipos de conteúdos nos resultados de pesquisa orgânica. Ou seja, sem ter a necessidade de pagar ao Google para estar aparecendo nas buscas.

Por que o SEO é importante?

Primeiramente, vamos dizer o óbvio, quanto maior a sua visibilidade de suas páginas nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade dos seu site ser encontrado e acessado. Neste sentido, a correlação de quanto mais alta for a sua classificação e por fim a visualização nos mecanismos de buscas, mais pessoas estarão acessando o seu site, se torna verdadeira.

Tendo isso em vista, sem um trabalho bem realizado de SEO, não importa a qualidade do seu conteúdo, se ele responde todas as perguntas de um determinado tópico ou se é o produto que o cliente está procurando.

Se os motores de busca não rastrearem, indexarem e classificarem o seu site, ninguém jamais o encontrará.

homer se escondendo igual a uma página não indexada

Tráfego orgânico para os sites, tendem a ser um dos principais meios de aquisição de usuários. Quando as pessoas querem ir a algum lugar, fazer algo, encontrar informações, pesquisar ou comprar um produto a jornada se inicia com uma pesquisa, geralmente no Google (com exceção a Geração Z que tem como ferramenta principal de busca, as redes sociais).

Nos EUA, o comportamento é diferente ao realizado no Brasil, tendo como ferramenta principal a Amazon, com 61% dos compradores online iniciando a sua busca por lá. Sendo que o Google contém um valor de 49% de participação no início das buscas dos compradores, outras ferramentas de pesquisa mencionadas no estudo trazem o Walmart (32%), YouTube (20%), Facebook (19%), Instagram (15%) e TikTok (11%).

principais meios de inicio de compra online nos EUA

Com o Brasil seguindo para um comportamento similar, se faz cada vez mais importante e essencial, pensar em todos os mecanismos de pesquisa que o seu cliente pode procurar por um conteúdo, produto ou serviço para encontrar a sua marca.

Outro fator que faz do SEO fundamental para marcas e empresas é considerar que o trabalho é sustentável. Ao contrário de uma campanha paga que quando termina, o tráfego também termina, o SEO você continua recebendo tráfego e melhorando seus números com otimizações ao longo do tempo.

Além disso, é importante deixar claro que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa sofrem atualização de acordo com que eles interpretam ser melhor para os usuários, até por isso as práticas de SEO tendem ser atualizadas de acordo com essas mudanças.

Tipos de SEO

O trabalho de otimização de SEO nos sites envolve trabalho de três áreas:

  • SEO Técnico: Qualquer ação técnica realizada no site com o objetivo de melhorar os resultados da pesquisa, geralmente fazendo com que o site seja indexado e entendido de maneira eficiente pelos mecanismos de buscas.
  • SEO no site (On-Page): Tem como foco criar e/ou otimizar conteúdos do site com o objetivo que os mecanismos de pesquisa e os humanos entendam com uma maior facilidade.
  • SEO fora do site (Off-Page): Envolve todas as ações realizadas fora do seu site, com o objetivo de melhorar o reconhecimento da marca por trás de algumas ações.

Essas três áreas são fundamentais para explorar o máximo dos mecanismos de busca e garantir que você atinja o seu público-alvo.

principais fatores que influenciam no seo

SEO Técnico

Para o SEO um ótimo conteúdo se torna péssimo se o Google não conseguir rastrear e indexar. Ou seja, o que adianta um ótimo conteúdo se ninguém o lê?!

Aqui está a importância do SEO Técnico, ele tem como objetivo facilitar o rastreamento e indexação dos conteúdos nos mecanismos de buscas. Gary Illyes, analista de tendências do Google disse certa vez na comunidade do Reddit: “Faça esse maldito site rastreável”.

Para tornar mais fácil dos mecanismos de busca descobrirem e acessarem o seu conteúdo e todo o seu site, elementos técnicos como estrutura de URL, navegação, links internos e outros fatores se fazem importante aqui.

A experiência do site é outro elemento crítico no SEO. Páginas que carregam rápido e possuem uma boa experiência para o usuário, saem em vantagem aqui. Neste sentido, Core Web Vitals, facilidade de uso e usabilidade em dispositivos móveis, HTTPS são pontos que se tornam vitais.

Outro fator que influencia e gera impactos positivos na otimização técnica, são os dados estruturados (também conhecido como schema). Os dados estruturados tem como objetivo facilitar o entendimento dos mecanismos de busca para o conteúdo que será encontrado nas páginas do seu site.

SEO no site (On-Page)

O SEO no site inclui a produção de conteúdos com o foco no perfil do seu cliente, utilizando uma linguagem similar, de acordo com o público do seu site. Além de, utilizar palavras-chave que seu público possa a vir a pesquisar.

É importante deixar claro que o conteúdo deve ser otimizado tanto para os seus usuários (de forma visual), como para os mecanismos de buscas (via código).

Todo o conteúdo do site tem que ter como objetivo, ser útil e de alta qualidade para quem estiver acessando. Conteúdos autorais e que não utilizam as inteligências artificiais tem vantagens neste caso.

SEO fora do site (Off-Page)

Tem várias atividades que você pode realizar fora do seu site que você no primeiro momento acredita que não possua relação, mas pode ajudar muito nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Quando falamos no SEO Off-page, a maioria das pessoas associam com o link building (o processo de associação de links para um site), que realmente pode trazer grandes benefícios para o site. Trazendo links de qualidade (não quantidade), ajuda a melhorar a autoridade do seu site, enfatizando a qualidade do conteúdo do seu site para os mecanismos de busca.

Mas tudo o que você faz com a sua marca é importante. Desde estar em todas as redes sociais contribuindo com conteúdos, até em focar em responder seus clientes. Quando se fala em SEO a galera pensa automaticamente no Google, importante mudar esse pensamento e focar em estar presentes em todas as formas dos seus clientes pesquisarem por sua marca e/ou produto.

Especialidades de SEO

O trabalho de SEO tem algumas especialidades que possuem algumas peculiaridades quando comparada ao “SEO normal”, geralmente exigindo estratégias e apresentando desafios diferentes.

Algumas dessas especialidades incluem:

  • SEO para comércio eletrônico: Alguns elementos adicionais para o SEO incluem a otimização de páginas de categorias, páginas de produtos, estruturas de links internos, imagens de produtos, schema e entre outros.
  • SEO Internacional: Utilizado para empresas multinacionais (com sites em diferentes regiões e em diferentes idiomas), tem como objetivo um SEO Global pensando em todas as regiões e navegadores mais utilizados em cada região.
  • SEO local: Tem como objetivo empresas menores ou empresas grandes com várias lojas pelo Brasil, facilitando as buscas orgânicas locais.
  • SEO de notícias: É o trabalho que exige a maior velocidade possível para as postagens, por se tratar de notícias. É muito importante compreender todas as práticas recomendadas para esse tipo de SEO, para garantir que o conteúdo entre o mais rápido possível no índice do Google e que alcance lugares como o Google DIscover, Google Notícias e outros.

Como funciona o SEO

O objetivo de qualquer mecanismo de busca é entregar aquilo que o usuário está procurando, com conteúdo de qualidade e de relevância.

Apesar do Google não ser o único mecanismo de busca, atualmente é o principal. Tendo isto em vista, existem alguns estágios para o Google encontrar e mostrar o seu conteúdo nas buscas:

  • Rastreamento: o Google utiliza robôs (bots) para rastrear a web e encontrar páginas novas ou atualizadas.
  • Indexação: após rastreada, o Google tenta identificar do que se trata aquela página pelo conteúdo (visual ao usuário) e o código. A partir disto, o Google armazena a informação da sua página em seu índice.
  • Resultados de busca: quando o usuário insere um termo na busca do Google, ele consulta seu índice para identificar quais páginas trazem o melhor resultado para ser apresentado na SERP (página de resultado de busca).
funcionamento dos motores de busca

Quais são os principais objetivos do SEO?

Cada site tem uma estratégia diferente para SEO e, com isso, objetivos também diferentes. Porém, levando em consideração minha experiência de mercado, aqui está alguns dos principais objetivos, quando o assunto é SEO:

  • Diversificação de mídias: a maioria dos sites negligenciam o SEO no início e focam em outros meios de aquisição de usuários, por exemplo, as mídias pagas (Meta Ads, Google Ads e entre outros). Porém, após um tempo identificam que o volume de sessões e/ou receita do site está concentrada em um ou dois canais de origem. Com isto, se faz necessário o trabalho de SEO para aumentar a representatividade do canal orgânico, que além de aumentar o volume de sessões e/ou receita com o trabalho, torna a empresa mais saudável com a redução do CAC (custo de aquisição).
  • Mudança de plataformas ou alteração de domínios: ao realizar uma migração de plataforma, mudança de layout ou alteração de domínio, o acompanhamento de SEO se torna de extrema importância. Isto é, se você quer mitigar os riscos de perca de tráfego orgânico evitando erros e se preparando para as mudanças.
  • Diminuição do Custo por Sessão (CPS): novamente, a maioria dos sites focam nas mídias pagas para adquirir novos clientes, o que necessita de investimento. Porém, todo ano estamos observando um aumento no custo para adquirir usuários para o site. O SEO é um meio de obter esses usuários sem um custo direto, ou seja, novos usuários sem pagar por eles, reduzindo o CPS.
  • Maior visibilidade da marca: Outro objetivo comum é o trabalho para aumentar a visibilidade da marca nas pesquisas orgânicas, ou seja, trabalhar o branding da marca através de conteúdos relevantes pelo blog.

Além desses pontos, há outros que fazem do SEO importante.


Mas como mensagem final eu deixo, comece a trabalhar o seu SEO o mais cedo possível, porque se não, você será um eterno arrependido dizendo “por que eu não fiz isso lá atrás?”

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