O Google Analytics é uma ferramenta do próprio Google que tem como objetivo, fornecer dados, estatísticas e insights sobre o comportamento dos usuários em seu site e/ou aplicativo.

Com o Google Analytics é possível acompanhar como os usuários estão chegando até seu site (via redes sociais, campanhas pagas, e-mail, orgânico do Google e entre outros) e, além disso, acompanhar toda a navegação e interação dos usuários, desde a primeira página até a última visualizada em seu site e/ou aplicativo.

Quais são os benefícios de usar o Google Analytics?

Se você é dono, gerencia ou simplesmente trabalha com e-commerce ou marketing digital, o Google Analytics pode ser uma grande ferramenta de apoio para tomadas de decisões em seu negócio.

Aqui estão alguns benefícios de utilizar o Google Analytics em seu site e/ou aplicativo em sua estratégia.

Entenda como seus clientes estão chegando em seu site

Se acompanhar o sucesso das estratégias de aquisição de usuários para seu site é importante para seu negócio, o Google Analytics pode te ajudar muito!

Através da ferramenta do Google Analytics, você consegue acompanhar quais são as mídias que trazem maior volume de acessos e conversão para seu site. Ou seja, é possível identificar se o esforço condicionado para uma determinada mídia está realmente trazendo o resultado esperado.

Através desta análise simples via Google Analytics, você pode elaborar algumas estratégias para o seu negócio, por exemplo:

  • Direcionamento de verba para as mídias que trazem resultado: Pelo Google Analytics, é possível identificar quais são as mídias que estão trazendo um alto volume de sessões (acessos) porém, um baixo volume de conversão para seu site. Através desta análise, você pode tomar a decisão de baixar o investimento de uma mídia que não está trazendo o resultado planejado e, alocar para uma outra mídia que esteja com uma melhor performance.
  • Mudar a página de destino do usuário: Ainda no Google Analytics, você consegue identificar quais são as páginas de acesso dos seus usuários, ou seja, qual é a primeira página que o usuário está visualizando ao acessar o seu site. Em conjunto, identificar quais são as páginas que quando estes usuários são direcionados possuem um valor baixo de engajamento (páginas sem interações). Desta forma, você pode validar a seguinte hipótese: “se enviar o usuário para uma outra página, com melhor engajamento, os usuários tendem a permanecer por um maior tempo em meu site?” ou ainda, “será que a comunicação do anúncio está condizente com a página de destino e, esta página possui oportunidades de melhorias?”.

Aqui estão dois tipos de análise possíveis de realizar no seu negócio e que podem trazer grandes resultados.

Acompanhe por onde os usuários navegam ao acessar o seu site

Além de identificar como os usuários estão chegando ao seu site, ter a informação de quais páginas e que ações eles estão realizando após o acesso, é de extrema importância para a análise de qualquer negócio digital.

Tendo isto em vista, o Google Analytics é uma ferramenta que supre esta necessidade e atende muito bem estes pontos. Enfatizando algumas análises que você pode realizar com o Google Analytics:

  • Identificar a quantidade de usuários e páginas visualizadas: Essas são duas métricas importantes, onde você consegue identificar o número de usuários que acessaram o seu site e quais são as páginas que eles mais visualizaram. Com isto, você consegue identificar se as principais páginas do seu site são as mais visualizadas ou não.
  • Observar como os usuários estão interagindo em seu site: Além de identificar quais são as páginas que os usuários estão visualizando, é possível identificar quais eventos eles estão ativando em cada uma. Através disto, é possível identificar quais são as páginas que realmente estão cumprindo com o que foi planejado ao ela ser elaborada.
  • Analisar o funil de objetivo do seu site: Se você possui um site, você tem um objetivo central por trás dele. Por exemplo, se você possui um ecommerce, seu objetivo é vender, correto?! Tendo isto em vista, através do Google Analytics você pode montar um funil com o comportamento das etapas até o objetivo central da compra. Neste exemplo, alguns dos objetivos intermediários até a finalização da compra seriam:
Funil do Google Analytics com as etapas de checkout

Através do Google Analytics é possível identificar e compreender o comportamento do usuário que acessa o seu site.

Saiba qual é o perfil dos seus usuários

Ao construir um site, seja com o foco em venda ou conteúdo, provavelmente você tem como objetivo alcançar um determinado público-alvo. Porém, como ter a certeza que você está conseguindo impactar o público-alvo do seu produto? Neste caso, o Google Analytics pode ser uma ferramenta que lhe ajude a responder esta questão.

Algumas das informações que você obtém do seu público via Google Analytics é o seguinte:

  • Regiões de acesso: É possível identificar quais são as regiões com o maior número de acessos e conversão do seu site. Com isto, você pode criar estratégias focadas para as regiões mais estratégicas para seu negócio e acompanhar o andamento da ação.
  • Gênero dos usuários: O Google Analytics consegue identificar qual é o gênero que está acessando o seu site. Por padrão, o Google Analytics classifica como gênero masculino e feminino. os usuários que acessam o site, sendo uma informação muito relevante, apesar de generalista, para entender o público do seu site.
  • Idade dos usuários: Outra informação importante é a idade dos usuários que estão acessando o seu site. Aqui você consegue realmente consegue identificar se sua estratégia está alcançando determinada geração, por exemplo.

Através do Google Analytics é possível explorar outras informações referentes aos usuários que estão acessando o seu site.

Acompanhe as conversões

Novamente, se você possui um site, provavelmente tem um objetivo com ele, seja gerar vendas, receber um cadastro e, entre outros objetivos. Seja qual for, uma forma de medir o sucesso dessas conversões pode ser via Google Analytics.

Através do Google Analytics, você consegue definir quais ações que quando tomadas pelo usuário, vai ser enviado uma conversão para a ferramenta. Por exemplo, se o seu objetivo for vender via internet, toda transação finalizada pelo usuário, será um evento de conversão que deverá ser enviado para o Google Analytics. Com isto, você conseguirá analisar quantas conversões seu site recebeu no período analisado e, além disso, ter outras informações adicionais para este evento de conversão, como qual a mídia que trouxe este usuário que gerou a conversão.

O Google Analytics é gratuito?

Atualmente o Google oferece uma versão gratuita e outra paga da ferramenta do Google Analytics.

A versão gratuita da ferramenta é indicada para as pequenas e médias empresas por ter um volume de captação de dados pequeno, atendendo de forma satisfatória as necessidades de análise do dia a dia.

Outro fator que dificulta a utilização da versão paga do Google Analytics é seu valor, que pode chegar a mais de R$80.000 mensais de acordo com o volume de dados processados.

Ao utilizar a versão gratuita do Google Analytics, você obtém o seguinte:

  • Relatórios personalizados
  • Relatórios de dados em tempo real
  • Relatórios de segmentação personalizada
  • Criação de públicos alvos
  • Integração com ferramentas do Google como: Google Ads, Google Merchant Center, Google Search Console e outros.

Além dos pontos mencionados, o Google Analytics na versão gratuita contém muito mais informações para você explorar em seu negócio.

Provavelmente você deve estar se perguntando, “o que estou perdendo da versão gratuita para a paga?” Para começar, a versão gratuita do Google Anlytics leva cerca de 24 horas para processar os dados, ou seja, 24 horas para você conseguir analisar o comportamento do usuário em seu site. Na versão paga, o processamento leva de 15 minutos ao no máximo 4 horas.

Além do tempo de processamento de dados, a versão gratuita possui outras limitações:

  • Retenção de dados de até 14 meses
  • Criação de no máximo 50 dimensões e métricas personalizadas
  • Criação de até 100 públicos-alvo
  • Máximo de 50.000 linhas de dados
  • Suporte ao cliente limitado

Como posso acessar o Google Analytics?

Você pode acessar o Google Analytics direto pelo site do Google Analytics. Em seguida, siga o passo a passo:

1. Clique em Fazer login no Analytics no canto superior direito do site. Faça login em uma conta do Gmail, se ainda não tiver uma.

2. Clique no botão “Avançar”.

3. Insira o novo nome da sua conta e selecione quais configurações você deseja aplicar à sua conta. Em seguida, você clica no botão Avançar abaixo das opções de configuração.

4. Insira um nome de propriedade, selecione o fuso horário e a moeda do relatório e clique no botão “Avançar”

5. Insira a categoria do setor que melhor se encaixa ao seu negócio e a quantidade funcionários e selecione o botão “Próximo”.

6. Insira todos os objetivos aplicáveis ​​ao seu negócio e selecione o botão “Criar”.

7. Ao clicar em “Criar”, a tela abaixo aparecerá. Aceite os termos de serviço clicando na caixa e clicando em “Aceito”.

8. Marque as caixas dos e-mails que você gostaria de receber do Google e clique em “Salvar”.

9. Agora você criou a sua conta do Google Analytics. Faça um tour pelo Google Analytics 4 para entender melhor como funciona a plataforma.

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