Ao acessar o Google Analytics 4 (GA4), fica claro que o foco principal de todos os relatórios são os usuários. Informações de quantas pessoas acessaram seu site em um determinado período de tempo, como chegaram e o que fizeram são respondidas através do GA4.

Importante deixar claro que para o Google, seu site ou aplicativo não é uma empresa mas sim, um local para fornecer informações, produtos e experiência para as pessoas. Sendo isso, uma das justificativas do GA4 ser centrado no usuário.

O que são usuários?

Em primeiro lugar, para deixar claro, os usuários não são pessoas!

Sim, ele é o KPI mais próximo da contagem de pessoas. Porém, o GA4 não rastreia pessoas, ele rastreia usuários e há uma grande diferença nisso. Uma mesma pessoa, pode acessar um determinado site várias vezes e de formas distintas (celular, computador, tablet). Entretanto, o GA4 pode considerar esses vários acessos, de uma única pessoa, como sendo usuários diferentes (dependendo da configuração do GA4).

Mas como definição do próprio Google, os usuários são a quantidade de pessoas que interagem com o seu site ou aplicativo e você analisa com o Google Analytics.

Métodos de identificação de usuários no GA4

O GA4 possui quatro maneiras diferentes de identificar usuários:

métodos de identidade de usuários no GA4

User ID (ID do usuário)

O user ID é o processo de identificação de usuário de forma interna no site ou aplicativo. Isso é, após a identificação do usuário via login no site é atribuído a ele um ID que acompanha toda a sua navegação, capturando todas ações que são realizadas no site/aplicativo para atribuir a este usuário.

Este método de identificação traz uma visão mais completa de como os clientes se comportam e interagem com a sua empresa ao longo do tempo e em diferentes plataformas (aplicativos e web) além de diferentes navegadores e dispositivos.

O user ID deve ser implementado de forma manual no rastreamento do site ou aplicativo. Inserindo esta informação em todos os eventos do site como um parâmetro, o GA4 conecta todas as atividades vinculadas a esse user ID a um único perfil, trazendo uma visão mais completa do comportamento do usuário.

Google Signals (Indicadores do Google)

Google Signals é uma maneira de identificar o usuário utilizando a vinculação dos dados do Google com o site. Neste caso, o GA4 utiliza dados dos usuários logados no Google e que deram permissão para compartilhar suas informações.

Um ponto negativo do Google Signals é o limite de dados nos relatórios do GA4, que ocorre pela lei geral de proteção de dados (LGPD). Ou seja, alguns dados são ocultados nos relatórios para evitar que seja infringida a lei.

Importante deixar claro que o Google Signals está com os dias contados nas identidades de relatório. O Google anunciou recentemente que vão ser removidos dos relatórios a partir do dia 12 de fevereiro de 2024.

ID do Dispositivo

Ao acessar o site através de um dispositivo, o GA4 atribui a este dispositivo uma identidade especial chamada “ID do dispositivo”. Sendo uma forma do GA4 diferenciar entre os vários usuários e monitorar os comportamentos da melhor maneira possível.

Para sites, o ID do dispositivo é um cookie primário chamado _ga, que é colocado no navegador do usuário e contém o ID do usuário.

Em aplicativos, funciona de maneira similar, mas o ID do dispositivo é pelo App instance ID.

Modelagem

Quando um usuário recusa os termos de consentimento do site, a modelagem de dados entra em ação. Ele funciona através de machine learning (aprendizado de máquina) que, de forma resumida, identifica o comportamento dos demais usuários para simular o acesso deste usuário que não permitiu a captura de suas informações e, “preencher as lacunas” deixadas por este usuário.

Como o GA4 identifica o usuário?

O GA4 permite que você selecione como irá identificar os usuários. Ele disponibiliza dois formatos de identificação e é possível escolher qual faz mais sentido para o seu site/aplicativo.

identidade do relatório no GA4

Cada um dos métodos vai apresentar uma contagem de usuário distinta, que fica visível nos relatórios do GA4 e na API de dados. Vale salientar que é possível alterar o método de identificação quantas vezes achar necessário, os dados dos relatórios serão atualizados instantaneamente em todos os relatórios.

Combinado

A opção de identidade de usuários combinado utiliza os quatro métodos de identificação do usuário:

identidade do relatório combinado no GA4

Para identificar o usuário, ele primeiro emprega o método do ID do usuário. Identificando que não possui ID do usuário, o GA4 coleta dados via Google Signals. O ID do dispositivo é utilizado na ausência de informações dos métodos de User ID e Google Signals. Por fim, na ausência de informações dos três métodos anteriores, o GA4 usa a modelagem de dados através do machine learning.

Observado

Na identidade de relatório observada, ele exclui o método de modelagem de dados e continua usando os demais:

identidade do relatório observado no GA4

Se um ID de usuário for identificado, ele será usado primeiro. Na ausência dele, o GA4 utiliza o Google Signals. Se não obtiver sucesso nos métodos anteriores, o GA4 usará o ID do Dispositivo.

Tipos de usuários

No GA4 existe 4 tipos diferentes de usuários:

  • Usuários ativos
  • Total de usuários
  • Novos usuários
  • Usuários recorrentes

Entender a diferença entre esses 4 tipos de usuários se faz essencial para realizar análises assertivas e sem interpretações precipitadas dos dados.

Usuários Ativos

Usuários ativos, para o GA4, é o número de usuários únicos que interagiram com seu site ou aplicativo no período analisado. Ou seja, esses usuários necessitam ter uma sessão engajada para computar no GA4.

Continua confuso?

Fazendo uma explicação menos técnica, um usuário é considerado um usuário ativo se:

  • Ficar pelo menos dez segundos no site (varia de acordo com a configuração do GA) ou,
  • Ter visualizado mais de uma página ou,
  • Ter interagido com o site de alguma maneira.

No Google Analytics Universal (versão encerrada em 1º de julho de 2023), os usuários ativos tinham um relatório dedicado para essa métrica. No GA4 não temos a mesma visualização porém, todo o GA4 tem como foco principal os usuários ativos.

Importante deixar registrado que todo relatório do GA4 que conter a informação “Usuários”, se trata dos usuários ativos. Não utilizando o nome exato de usuários ativos.

Relatório do GA4 com usuários ativos

Total de Usuários

O Google define total de usuários no GA4 como, o número de usuários únicos que acionaram qualquer evento no intervalo de filtrado. Em outras palavras, o total de usuários inclui os usuários ativos que interagem com o seu site e os demais usuários, que não engajaram com o seu site.

No GA4, o total de usuários é muito utilizado no relatório de eventos no painel de engajamento. Com ele é possível identificar a quantidade de usuários que acessaram o seu site e quantos que interagiram com banner que está no site, como exemplo.

Relatório do GA4 com total de usuários

Novos Usuários

São considerados novos usuários no Google Analytics, todos que estão acessando o site ou aplicativo pela primeira vez. Isso é registrado através da ativação do evento ‘first_visit’ ou ‘first_open’ que o GA4 recebe de forma automática, não sendo necessário a configuração.

Os novos usuários ficam em evidência, principalmente, nos relatórios de aquisição no GA4.

Relatório do GA4 com novos usuários

Usuários Recorrentes

O Google classifica como usuários recorrentes, todos aqueles que iniciaram ao menos uma sessão anterior, independentemente de a sessão anterior ter sido engajada ou não, no período filtrado.

Os usuários recorrentes são, na maioria das vezes, os mais desejados por todos os sites. Um volume alto de usuários recorrentes pode ser um sinônimo que os usuários estão satisfeitos com o conteúdo e/ou produto encontrado nas visitas anteriores. Quando se fala de e-commerce, usuários recorrentes são tão desejados pelo seu valor inferior de aquisição e a alta taxa de conversão destes usuários.

No GA4, o relatório que melhor traz esse KPI é o de retenção.

Relatório do GA4 com usuários recorrentes

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